Seja bem-vindo
Nova Odessa,16/04/2024

  • A +
  • A -

Metal retorcido, destroços e barris jogados: imagens revelam interior do navio que bateu em ponte nos EUA; VÍDEO

g1.globo.com
Metal retorcido, destroços e barris jogados: imagens revelam interior do navio que bateu em ponte nos EUA; VÍDEO


O cargueiro Dali levava material tóxico, e nas imagens é possível ver barris retorcidos espalhados pelo convés. Incidente ocorreu na terça em Baltimore. Metal retorcido, barris jogados: o interior do navio que bateu em ponte nos EUA
Imagens divulgadas nesta quinta-feira (28) mostram a destruição por dentro do navio cargueiro Dali, que bateu contra a ponte Francis Scott Key, em Baltimore, na última terça-feira (veja no vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
As imagens são de uma inspeção do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA (NTSB, na sigla em inglês). O órgão enviou inspetores de materiais tóxicos e engenheiros para uma vistoria na embarcação.
É possível ver pedaços retorcidos da ponte que despencou depois da batida do Dali. Há também chapas de metal que se desprenderam, e partes desfiguradas do casco.
Também há barris espalhados pelo convés do Dali. Esse é um dos motivos pelos quais os inspetores entraram na embarcação: há receio de que o conteúdo desses barris, que é tóxico, vaze na água do rio. Em trechos do vídeo do NTSB é possível ver um líquido no convés do cargueiro.
Os inspetores também visitaram a cabine de comando e testaram os painéis das instalações.
Após a ponte colapsar, duas pessoas morreram ao cair no rio Patapsco, e outras quatro estão desaparecidas --e possivelmente mortas, segundo as autoridades. Eles eram operários que trabalhavam na manutenção da ponte.
Caixa-preta
Além da inspeção dentro do Dali, o NTSB também obteve a caixa-preta da embarcação, recuperada de dentro da água por mergulhadores.
Jennifer Homendy, a diretora-geral do NTSB, afirmou que o órgão investiga se o uso de combustível impróprio causou de alguma forma uma queda de energia do navio que o tornou incontrolável.
A embarcação, um porta-contêiner com bandeira da Singapura, havia acabado de sair do porto de Baltimore e iria ao Sri Lanka. Minutos antes do choque com a ponte, no entanto, o comandante reportou ter pedido o controle do navio.
Minutos antes da colisão
O navio começou a desviar de sua rota original dois minutos antes de colidir contra a ponte , apontam dados do MarineTraffic, site que monitora em tempo real o deslocamento de embarcações em todo o mundo.
A embarcação atingiu um pilar da ponte, em vez de passar por baixo dela.
Os dados do MarineTraffic, no horário local de Baltimore, apontam que:
1h23 de terça: a embarcação seguia em linha reta, no curso de 140 graus, em direção ao vão central da ponte, a 15,7 km/h
1h25: o navio passa a desviar para a direita, a 141 graus, com velocidade de 16,1 km/h. Imagens mostram que as luzes do navio se apagaram
1h27: acontece o impacto com um dos pilares da ponte, com curso de 152 graus e velocidade de 14 km/h
O navio chegou a declarar emergência ("mayday", no código internacional). O comandante da embarcação informou às autoridades portuárias de Baltimore que havia perdido o controle da direção, depois de sofrer queda de energia e relatar problema nos propulsores, de acordo com Wes Moore, governador de Maryland.
Veja os detalhes no infográfico abaixo:
Navio atinge ponte nos EUA
A ponte
O navio Dali, que carregava diversos contêineres, bateu no pilar da ponte Francis Scott Kay à 1h27, a cerca de 14 km/h, segundo o MarineTraffic.
Veja mais detalhes sobre a ponte e o navio no infográfico abaixo:
Infográfico apresenta como era a ponte e o navio
LEIA TAMBÉM:
Navio que bateu em ponte dos EUA perdeu controle e enviou alerta de 'mayday' a autoridades
Navio que bateu em ponte nos EUA havia apresentado problemas em junho
Veja ANTES E DEPOIS da ponte nos EUA que desabou ao ser atingida por um navio
Navio começou a desviar dois minutos antes de impacto
Navio bateu contra ponte em Baltimore, nos EUA, causando o colapso da estrutura
NTSB via Reuters




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.