Neste sábado tem 'mutirão' da Campanha de Vacinação Contra a Gripe na UBS 7 de Nova Odessa

Seja bem-vindo
Nova Odessa,23/05/2024

  • A +
  • A -

Neste sábado tem 'mutirão' da Campanha de Vacinação Contra a Gripe na UBS 7 de Nova Odessa

Segundo a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, a meta deste sábado é vacinar pelo menos 20% das pessoas de cada grupo indicado pelo Ministério da Saúde.


Neste sábado tem 'mutirão' da Campanha de Vacinação Contra a Gripe na UBS 7 de Nova Odessa

Neste sábado, dia 13 de abril, a Prefeitura de Nova Odessa se mobiliza para o "Dia D" da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, doença causada pelo vírus Influenza. A UBS (Unidade Básica de Saúde) 7 abre das 7h às 17h para receber a população. O "Posto de Saúde" está localizado na Rua Alexandre Bassora, nº 833-651, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

 

Podem se vacinar os grupos prioritários de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, gestantes, puérperas, pessoas com deficiências permanentes, professores do Ensino Básico, profissionais da Saúde, das forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros e trabalhadores de Transporte Coletivo.

 

Segundo a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, a meta deste sábado é vacinar pelo menos 20% das pessoas de cada grupo indicado pelo Ministério da Saúde. "A vacina é importante para evitar as formas graves de Influenza, sendo assim, é totalmente importante que as pessoas se conscientizem e busquem a vacinação", justificou.

 

"A vacinação contra a gripe é de extrema importância para a Saúde Pública, visando prevenir a doença e suas complicações. A gripe pode ser grave e até mesmo fatal, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com condições de saúde preexistentes", acrescentou a secretária da pasta, Adriana Welsch.

 

A expectativa é que a vacinação alcance pelo menos 90% de cada uma das classes ao longo de todo o período da campanha, ultrapassando os dados do ano anterior, no qual apenas a classe das puérperas alcançou a marca de 80%. As demais permaneceram na faixa dos 50%.

 

"Por isso, deve haver a mobilização da população neste dia, para que o máximo dos integrantes destes grupos compareçam à UBS 7. Vacinas salvam vidas", finalizou o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho). Até o momento, Nova Odessa já recebeu cerca de 2.000 doses da vacina da gripe, que segue à disposição destes grupos também de segunda a sexta-feira, nas sete UBSs da cidade.

 

A GRIPE

 

Os sintomas da gripe influenza incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça, fadiga e, às vezes, sintomas gastrointestinais. Podem ser semelhantes aos de outras infecções respiratórias, como resfriados comuns, por isso é fundamental buscar orientação médica para um diagnóstico preciso.

 

Para evitar a gripe, é recomendado praticar uma boa higiene das mãos, lavando-as regularmente com água e sabão ou álcool em gel. Evitar o contato próximo com pessoas doentes, cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, e manter em casa caso esteja doente, para evitar a propagação do vírus. A vacinação anual contra a gripe também é uma medida eficaz na prevenção da doença, contribuindo para reduzir o risco de infecção e suas complicações.

 

Uma vez contraído, o vírus Influenza pode permanecer no corpo por um período variável. Geralmente, os sintomas da gripe começam a se manifestar de um a quatro dias após a exposição ao vírus. Durante esse período, o vírus fica ativo no corpo, multiplicando-se e causando os sintomas característicos da doença.

 

As dúvidas frequentes sobre a vacinação podem ser resolvidas através do portal Vacina 100 Dúvidas, do Governo do Estado. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.