Em 9 meses, nova unidade do Corpo de Bombeiros da PM em Nova Odessa chega a quase mil atendimentos

Seja bem-vindo
Nova Odessa,23/05/2024

  • A +
  • A -

Em 9 meses, nova unidade do Corpo de Bombeiros da PM em Nova Odessa chega a quase mil atendimentos

Em menos de 9 meses desde que foi inaugurada, a partir de 11 de julho de 2023, a unidade do Corpo de Bombeiros da PM-SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) em Nova Odessa já realizou 991 atendimentos, incluindo 76 combates a incêndios, 221 resgates d


Em 9 meses, nova unidade do Corpo de Bombeiros da PM em Nova Odessa chega a quase mil atendimentos

Em menos de 9 meses desde que foi inaugurada, a partir de 11 de julho de 2023, a unidade do Corpo de Bombeiros da PM-SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) em Nova Odessa já realizou 991 atendimentos, incluindo 76 combates a incêndios, 221 resgates diversos e 47 salvamentos, com 234 vítimas humanas atendidas.

 

Os números foram apresentados ao prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e autoridades locais nesta terça-feira (09/04), durante a cerimônia de apresentação de novo comandante do 16º GB (Grupamento de Bombeiros) da região, sediado em Piracicaba. Quem assumiu a unidade regional foi o major Maxwell. Leitinho foi acompanhado pelo secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti.

 

O comandando da base de Nova Odessa continua com o 1º sargento Whander Alencar Cardoso. "É uma satisfação da equipe ter esse tempo-resposta curto, podermos estar mais próximos e chegarmos mais rápidos até as ocorrências, podendo assim salvar mais vidas", declarou Whander.

 

Ele citou especificamente dois desengasgamentos na porta da unidade (de um mesmo bebê), um socorro de cavalo caído em fossa, o tempo-resposta ao incêndio de uma farmácia na região central da cidade e o apoio às cheias do Ribeirão Quilombo nos municípios de Nova Odessa e Sumaré – sem falar dos inúmeros acidentes de trânsito com vítimas.

 

"É muito importante também o trabalho do 192 (a Central de Ambulâncias da Saúde Municipal) e da Defesa Civil Municipal, que sempre nos apoiam nas ocorrências", acrescentou o comandante – lembrando que, logo no dia da inauguração da unidade, a equipe foi acompanhada pelo prefeito no atendimento da primeira ocorrência, um acidente de trânsito.

 

"Esses guerreiros dos Bombeiros da PM vêm salvando vidas em Nova Odessa e região dia após dia. (A instalação da unidade local) é uma grande conquista da nossa gestão, minha e do meu vice-prefeito Mineirinho (Alessandro Miranda), para a população de Nova Odessa. E hoje é um grande patrimônio humano do nosso município. São quase mil ocorrências em menos de nove meses", destacou Leitinho.

 

O prefeito lembrou ainda que a presença do Corpo de Bombeiros na cidade, "além de resgatar a vítima de um acidente ou uma casa que pegou fogo, ela também nos ajuda a trazer empresas e gerar emprego e renda para nossa população, porque muitas empresas não vêm para um município que não tenha uma unidade" da corporação.

 

OS BOMBEIROS

 

Inaugurado em julho de 2023, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado em Nova Odessa está instalado na Avenida São Gonçalo, nº 2.303, no Jardim Santa Rita 2, e atende a ocorrências em toda a cidade. Viabilizado através de uma inédita parceria negociada pelo prefeito Cláudio Schooder com o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública e do Comando Regional do Corpo de Bombeiros, a unidade é mantida em parceria por Prefeitura e Estado.

 

Assim, cabe à Prefeitura arcar com os cursos de instalação água, luz, telefone e alimentação dos profissionais e eventuais voluntários que venham a participar do programa de voluntariado da corporação.

 

Já o Estado arca com equipe (formada por 15 policiais militares bombeiros altamente treinados), dois veículos – um caminhão auto bomba com capacidade para 4 mil litros de água e R$ 2 milhões de valor de mercado, e uma unidade de resgate totalmente equipada, que custa cerca de R$ 500 mil – e todos os equipamentos necessários, como um desencarcerador para ocorrências de presos em ferragens. A corporação já está atendendo aos chamados feitos via telefone 193.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.